11 Releituras Diferenciadas dos Contos de Fadas Clássicos

É fato que contos de fadas, nos encantam a séculos, e com o crescimento da diversidade e a da inclusão, essas narrativas vem ganhando mais espaço, com novas camadas e interpretações, nos oferecendo uma nova perspectiva que vai além do “felizes para sempre”. Deste modo, trago para vocês uma lista babadeira e cheia de histórias encantadoras, mas se vocês chorarem ou sentirem raiva no meio de alguma leitura, a culpa não é minha, segue o fio que as indicações são boas viu, todos que estão nesta lista eu já li e gostei demais, por isso não quis ser feliz sozinha e trouxe meus queridinhos para apresentar a vocês.

Este post contém links de afiliados. Ao clicar e realizar uma compra, você não paga nada a mais por isso, mas eu posso receber uma pequena comissão. Isso me ajuda a manter o blog funcionando e criar mais conteúdo de qualidade para vocês.

1. Corte de Espinhos e Rosas, de Sarah J. Maas

capa do livro  corte de espinhos e rosas para ilustrar o artigo lista de releituras diferenciadas de conto de fadas classicos

Sou super fã da escrita e do universo que a Sarah J. Maas criou com em Acotar, esta sem dúvidas é uma das minhas indicações preferidas. Em Corte de Espinhos e Rosas somos apresentados à protagonista Feyre, uma caçadora que acaba se envolvendo com seres mágicos e perigosos, e descobrindo um mundo cheio de intrigas e poder. A jornada de Feyre a leva a questionar suas crenças e a descobrir segredos que podem mudar o destino de todos ao seu redor, oferecendo uma nova perspectiva sobre a força do amor e do sacrifício. Mas a trama vai muito além de uma releitura, ela mistura elementos de A Bela e a Fera, com ação, personagens marcantes, e muitas reviravoltas de nos fazer gritar no travesseiro, e mais um tantim de sangue, tal qual Game of Thrones. É uma história envolvente, quente e intrigante, super indico esta leitura a todos os fãs de romance e de alta fantasia.

2. A Fera em Mim, de Serena Valentino

capa do livro a fera em mim para ilustrar o artigo lista de releituras diferenciadas de conto de fadas classicos

Este livro faz parte da série Vilões da Disney, trazendo a história da Fera, antes de ser transformado no monstro que conhecemos em “A Bela e a Fera”. A autora reimagina de maneira leve e cativante, as motivações e os traumas que moldaram o caráter da Fera, proporcionando uma visão mais humana e complexa sobre ele. Apesar de trazer uma narrativa simples e sem muitas surpresas, um dos pontos que mais gostei foi explorar o enredo através da juventude do príncipe e as escolhas que o levaram à transformação no personagem que conhecemos na história infantil, o que me trouxe ainda mais nostalgia e carinho ao clássico conto de fadas que sempre fui apaixonada.

3. O Ladrão de Crianças, de Gerald Brom

capa do livro o ladrão de crianças para ilustrar o artigo lista de releituras diferenciadas de conto de fadas classicos

Em O Ladrão de Crianças temos uma releitura do clássico Peter Pan, porém a história vem envolta em uma ambientação bem densa, sombria, cheia de carnificina, monstros cruéis e muito sangue. Nesta versão, Peter é retratado como uma figura meio humana, e meio qualquer outra coisa, que vagueia pelas ruas de Nova York em busca de crianças descontentes com suas vidas. Prometendo um paraíso sem adultos e regras, ele as leva para a ilha de Avalon, onde uma realidade muito mais sombria as aguarda.

Eu sinceramente comecei a ler esse livro porque sempre tive um pezinho atrás com o Peter Pan e a Terra do Nunca, na minha cabeça sempre soou estranho alguém sair do nada e levar crianças embora dos seus quartos no meio da noite, logo me deparei com uma narrativa tão bizarramente impactante e incômoda que não tem como esquecer. Chorei largada em muitos momentos, e as ilustrações são tão viscerais que o choro se torna companheiro em muitos momentos da leitura. Já aviso que a história é pesada, escura, e para muitos, traumatizante, lembre sempre de conferir os gatilhos antes de qualquer leitura.

4. A Ruína de um Reino, de Alexandra Christo

capa do livro a ruina de um reino para ilustrar o artigo lista de releituras diferenciadas de conto de fadas classicos

Aqui temos a protagonista, Lira, uma sereia transformada em humana que precisa literalmente do coração de Elian, um caçador de sereias. Em contrapartida temos Elian, com seus conflitos e duras responsabilidades, mas ao mesmo tempo tão amável que me apaixonei nas primeiras interações dele. Esse livro se tornou um dos meus xodós, a trama é tão bem desenvolvida, que tenho certeza que você também vai gostar tanto quanto eu.

Sempre achei a  história da Pequena Sereia muito melancólica, e algumas releituras que li anteriormente não conseguiram tirar de mim esse desconforto, mas em A Ruína de um Reino, todos os espaços foram preenchidos, mesmo com alguns temas profundos e complexos, a narrativa tem ação na medida correta, questionamentos bem pontuados sobre as crenças, valores e os desejos dos personagens centrais. E apesar do romance ficar em segundo plano, os momentos de interação entre o casal entrega uma química perfeitamente desenvolvida e apaixonante.

5. Os Seis Grous, de Elizabeth Lim

capa do livro os seis grous para ilustrar o artigo lista de releituras diferenciadas de conto de fadas clássicos

O livro é um reconto do clássico “Os Seis Cisnes” dos Irmãos Grimm, reimaginado com riqueza de detalhes e lindamente enriquecido com influências da mitologia asiática. É uma leitura leve e envolvente, mas com uma pitada de mistério e intriga. A história segue Shiori, a única princesa do reino de Kiata, na busca por acabar com uma maldição que transforma seus seis irmãos em grows. Os Seis Grows tem tudo que um belo conto de fadas precisa, uma madrasta má, dragão, magia, maldições, um príncipe misterioso, e um plot final muito perfeitinho que fez esse livro ser super digno de entrar nessa lista. Fora que a capa desse livro é tão linda, mas tão linda que dá vontade de pregar na parede com uma moldura.

6. Wicked, de Gregory Maguire

capa do livro wicked para ilustrar o artigo lista de releituras diferenciadas de conto de fadas clássicos

Eu gostei da leitura? Sim, mas primeiramente gostaria de salientar: Para quem assistiu o filme ou o musical do mesmo nome, “o livro Wicked”, é beeeeem diferente dos dois. A premissa é a mesma, reconta a história do Mágico de Oz através da perspectiva da vida de Elphaba, a Bruxa Má do Oeste, passando pela sua infância, sua vida em Oz, e como ela se transforma de uma jovem idealista e incompreendida, em uma figura odiada e temida. Diferentemente do musical e do filme, o livro é sombrio e trágico, aborda temas políticos, religiosos e éticos, traz questões complexas sobre moralidade, poder, a natureza do bem e do mal, e como todos esses pilares mal administrados podem cair sobre os governados de maneira decadente e injusta, e não menos importante também preciso salientar: Na minha opinião, Wicked não é um livro para um público  jovem, pois, todos esses temas são abordados de maneira explícita e quase visceral.

Mesmo sendo uma leitura cheia de nuances e por vezes até um pouco cansativa, é uma obra que convida à reflexão de até onde a violência, a traição, e as desigualdades podem moldar o caráter e a vida de uma pessoa, assim como a todos que a cercam.

7. Cinderela Está Morta, de Kalynn Bayron

capa do livro cinderela esta morta para ilustrar o artigo lista de releituras diferenciadas de conto de fadas clássicos

Uma leitura leve, uma protagonista destemida, representatividade negra e romance sáfico. No Livro A Cinderela Está Morta temos uma releitura distópica e empoderada do conto da Cinderela, que combina fantasia e crítica social. A história se passa 200 anos após a morte da princesa, em uma sociedade onde as mulheres são forçadas a participar de um baile anual para serem escolhidas como esposas, onde  viverão o resto de suas vidas sob um regime patriarcal e opressor. Sophia, a protagonista, se recusa a viver sob estas normas, e embarca em uma jornada para derrubar o sistema corrupto que distorce a verdadeira história da Cinderela. 

Sophia é uma jovem forte e consciente de sua importância como mulher, rejeita o sistema e luta por sua felicidade e identidade. A obra traz uma mensagem ativa e necessária sobre liberdade, aceitação e a necessidade de criar novos contos que representem a diversidade e a complexidade da natureza humana.

8. Um Perfeito Cavalheiro, de Julia Quinn

capa do livro um perfeito cavalheiro para ilustrar o artigo lista de releituras diferenciadas de conto de fadas clássicos

O terceiro livro da série Os Bridgertons, foca em Benedict Bridgerton, e a  trama começa como uma releitura do clássico conto da Cinderela. Sophie Beckett, filha ilegítima de um conde, vive como criada sob o domínio de sua madrasta cruel. Em um baile de máscaras, Sophie conhece Benedict, e os dois se apaixonam. No entanto, ela foge antes que ele descubra sua verdadeira identidade. Anos depois, Benedict tenta encontrar a misteriosa mulher por quem se apaixonou, enquanto também desenvolve sentimentos por Sophie, sem saber que ela é a mesma mulher do baile.

Este é o meu livro preferido da série, a história é fofa, e ao terminar a leitura dá pra sentir um quentinho gostoso no coração. Fiquei apaixonada pelo romance leve e encantador, pelos clichês, pela doçura da Sophie, e pela transformação que o amor vai provocando na vida de Benedict, fazendo com que ele descubra que a verdadeira felicidade está além das aparências e das convenções sociais.

9. Cinder, de Marissa Meyer

capa do livro cinder para ilustrar o artigo lista de releituras diferenciadas de conto de fadas clássicos

Um conto de fadas em um futuro cheio de ciborgues, hackers e conspirações intergalácticas! Pois é, Cinder, o primeiro livro de As Crônicas Lunares, pega a história da Cinderela e joga num mundo onde robôs, príncipes e uma praga mortal se misturam numa história cheia de reviravoltas. Tudo neste livro é bem diferenciado, a Cinder não é só uma garota que perde um sapato – ela conserta androides, lida com uma madrasta insuportável e, do nada, descobre que pode ser a chave para mudar o destino do planeta. E tem o Kai, mó pitico, o príncipe que tá afundado em problemas políticos e, sem saber, acaba se aproximando da pessoa mais procurada do reino (Roi, Cinder).

A leitura é muito envolvente, os personagens muito bem construídos, com uma trama cheia de ação, romance e mistério. A história é leve e voltada para um público jovem,  mas atrai facilmente leitores adultos que gostam de ficção científica, fantasia e releituras criativas.

10. O Lorde da Noite Eterna, de Ben Alderson

capa do livro o lorde da noite eterna para ilustrar o artigo lista de releituras diferenciadas de conto de fadas clássicos

Tem magia, tem vilã rancorosa, segredos obscuros, e uma paixão intensa entre um vampiro e um bruxo. O Lorde da Noite Eterna, é uma releitura gótica e beeem quente de A Bela e a Fera, onde a Bela é um bruxo criado para eliminar a fera (ou morrer tentando) e a Fera é um vampiro solitário e mal humorado preso em seu castelo. Apesar deste livro ter algumas críticas negativas, sou muito apegada a ele, ao enredo e ao casal. Gosto do clima dark, do Enemies que vira love rapidinho, e todas as reviravoltas e aos desafios que Marius e Jak vão superando para conseguirem viver esse amor proibido. Mesmo com uma ambientação sombria, esse livro entrega mistério e romance na medida certa, e é uma ótima experiência de leitura para curar uma ressaca literária.

11. Stepsister, de Jennifer Donnelly

capa do livro stepsister para ilustrar o artigo lista de releituras diferenciadas de conto de fadas clássicos

Stepsister nos mostra o que acontece com aqueles personagens que não são abençoados com o “felizes para sempre”. O livro mergulha na vida de Isabelle, a meia-irmã “feia” da Cinderela. A narrativa começa no final do conto clássico, quando a segunda irmã malvada corta seus dedos dos pés para caber no sapatinho de cristal, e os acontecimentos que sucedem após o ocorrido, com ela, a madrasta e a outra irmã. 

No início não aceitei muito bem a Isabelle, e quase desisti da leitura, mas fiquei muito feliz comigo mesma quando dei mais uma chance, pois fui apresentada a uma das melhores personagens que já li. No decorrer da história percebemos que “Stepsister” não é apenas uma desventura, é uma jornada de auto aceitação, coragem e busca pelo verdadeiro significado da beleza. Mesmo após ser humilhada, julgada e rejeitada, Isabelle encontra forças para se levantar e mudar seu destino, este livro mostra que todos nós podemos cometer erros, mas, que esses erros não definem quem realmente somos, e sempre há tempo de evoluir, vencer nossos medos internos e finalmente encontrar nosso próprio final feliz.

A Magia das Releituras

Explorar essas novas camadas dos contos de fadas não apenas nos permite reviver histórias amadas, mas também nos dá a chance de ver o mundo através de uma lente diferente. Essas releituras trazem magia, profundidade, personagens complexos e tramas surpreendentes que vão além dos finais felizes. Esses são apenas alguns títulos que li e amei, mas e você? Qual conto de fadas reimaginado é o seu favorito?


Quer um motivo a mais para mergulhar nessas histórias? Muitos dos livros dessa lista estão no Kindle Unlimited ou para ouvir no Audible. E o melhor: Os dois oferecem 30 dias de teste gratuito para novos usuários. Ou seja, você pode devorar (ou escutar) clássicos incríveis, sem gastar um centavo a mais. 📚🎧

📖 Experimente o Kindle Unlimited

🎧 Experimente o Audible gratuitamente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo