Autor: Alex Michaelides | Páginas: 364 | Ano: 2019 | Editora: Record | Tradução: Clóvis Marques | Gênero: Policial Crime, Mistério, Thriller, Suspense | Classificação indicativa: +16
Se você assim como eu também adora um Thriller psicológico cheio de reviravoltas e suspense, “A Paciente Silenciosa” vale e muito a leitura, é uma obra que explora temas como trauma, culpa, obsessão e manipulação de maneira inteligente e original.
O livro conta a história de Alicia Berenson, uma pintora famosa acusada de matar o marido, Gabriel, com cinco tiros na cabeça. Depois do crime, ela se recusa a falar uma palavra sequer, sendo assim internada em uma clínica psiquiátrica. Na clínica ela conhece Theo Faber, um psicoterapeuta criminal que se interessa pelo seu caso e decide tentar ajudá-la a se abrir e revelar o que aconteceu na noite do assassinato.
Um Thriller Cheio de Reviravoltas e Suspense
O livro é narrado em primeira pessoa, alternando entre os capítulos de Theo e os trechos do diário de Alicia. Através dessas duas vozes, vamos conhecendo mais sobre a vida de Alicia e Gabriel, seu casamento ‘aparentemente’ perfeito, seus problemas familiares, seus sonhos e frustrações. Também vamos acompanhar a investigação de Theo, que entrevista as pessoas que conheciam Alicia e Gabriel, como amigos, familiares, vizinhos e colegas de trabalho.
Theo também tem seus próprios conflitos pessoais e profissionais, que vão se revelando aos poucos e influenciando na sua relação com Alicia. Isso cria um misto de incertezas e dúvidas onde praticamente todos os personagens parecem emaranhados em teias de obscuridades e segredos, até mesmo o Theo, que devia ser a luz da razão nos faz questionar suas verdadeiras motivações durante a narrativa.

Se você ama livros de crimes, sombrios com uma pitada de paranoia, você realmente vai gostar deste. “A Paciente Silenciosa”, não é um Thriller que busca pelo assassino, o livro é uma visão sombria e assustadora sobre saúde mental, desgaste emocional e o descarrilhar de gatilhos que levam alguém a atingir seus limites, podendo até mesmo cometer um assassinato.
Uma Leitura Envolvente e Inteligente
A Paciente Silenciosa é uma história muito bem escrita, com uma linguagem meio obscura, cheia de suspense e mistério, mas ao mesmo tempo muito envolvente. Os personagens são bem construídos, com personalidades complexas e contraditórias, e o autor criou um clima de tensão que me manteve interessada e curiosa para saber o que realmente aconteceu com Alicia e Gabriel.
Este livro mantém você na dúvida do começo ao fim. Cada capítulo é uma reviravolta, e quando você pensa que descobriu alguma coisa, BAM! Você dá de cara na porta, e volta pro completo zero. Mas isto não é ruim, ao contrário, instiga, dá raiva, ansiedade, várias vezes joguei o livro para o lado, mais cinco minutos depois já estava eu lá, retomando a leitura (tal qual o cão arrependido…)
Comecei e finalizei a leitura das 364 páginas em apenas dois dias, totalmente envolvida com a narrativa. E o desfecho? Me deixou olhando para o teto em completa crise existencial por algum tempo, tentando entender um dos plots mais insanos e inteligentes que já li em minha breve existência.
Agora quero saber: vocês já conheciam esse livro? Deixem seus comentários e vamos conversar sobre essa história incrível! E se puder compre pelo meu link na Amazon e apoie o blog!⤵ 💟
